Salário era pago com cervejas há 5.000 anos

Já escrevemos aqui alguns posts sobre a historia da cerveja. Já falamos sobre quem inventou esse líquido tão delicioso e até sobre uma receita de cerveja de 5.000 anos atrás descoberta na China. Mas e se eu te dissesse que há cinco mil anos o salário era pago com cervejas e não em dinheiro? Muito bom para ser verdade, não é? Pois é fato, essa história existiu de verdade.

salário era pago com cervejas
Adivinha o que havia neste cilindro? Cerveja!

O salário era pago com cervejas

Foi descoberta em Uruk, no Iraque, uma placa com gravuras que comprovam toda a história: na era da antiga Mesopotâmia, a cidade já foi grande e uma das mais evoluídas daquela época. Bens eram trocados por dinheiro, mas depois da descoberta dessa nova gravura, pode-se constatar que alguns trabalhadores eram pagos também com nosso líquido sagrado: a cerveja.

Em entrevista à revista New Scientist, Alison George, informou o que de tão importante havia no conteúdo desta placa. Pode-se ver um humano comendo em uma taça e em um copo em forma de cone. Naquela altura esse símbolo significava cerveja. Além disso, muitos desenhos mostram a quantidade de cerveja que um trabalhador tinha.

Existem registros de que no Antigo Egito o salário também era pago com cervejas, sendo de quatro a cinco litros por dia para aqueles que construíam as pirâmides.

Nada mau esse pagamento, né? Um trabalho que pague além de salário e vale-alimentação, também um vale-cerveja!