15 motivos para beber cerveja artesanal

Não aguenta mais levar suas cervejas de trigo nos churrascos de família e aquele tio dizer que você gasta dinheiro à toa “com essas ceva cara”? Ou então aquele amigo do seu namorado te chamar de fresca por só pedir aquela boa IPA nos bares? E como tolerar quando sua mãe diz que “essa cerveja forte ainda vai te matar”?

Calma, não criemos pânico. Todos nós passamos pelos mesmos perrengues e blábláblás.

Apresento agora os 15 motivos para beber cerveja artesanal para você esfregar na cara do mundo de uma vez por todas (como se precisasse de tantos motivos assim):

1. Um brinde a variedade de estilos

Lagers, Ales e Lambics são apenas três famílias com inúmeros estilos de cerveja. O universo de possibilidades nos encantam a cada nova descoberta de aromas, cores e, principalmente, sabores.

2. Cerveja artesanal é mais saudável

Não queremos comparar a cerveja com a água, porém não preciso dizer sobre comparação de cerveja artesanal X cerveja comercial, né? Cervejas artesanais tem uma qualidade maior por não levar ingredientes como conservantes, corantes e vários outros compostos prejudiciais.

3. Você pode decorar sua casa com garrafas e rótulos de cerveja

Eu mesmo tenho quatro garrafas lindas de cerveja decorando o meu quarto, servindo de vasinho. E acredite, as opções são enormes.

Vasos, luminárias, papel de parede com rótulos ficam lindos em qualquer cômodo.

4. Quadro de tampinhas de cerveja também fica um charme em qualquer ambiente

Além de ser uma maneira super legal de nunca esquecer cada cerveja que você já tomou.

5. Combinar cervejas com comida

Existem variados tipos de harmonização entre cervejas e comidas. Combinar o sabor de ambos te leva a uma experiência fantástica e surpreende.

Se nunca fez, tente experimentar.

6. A cerveja já salvou o mundo diversas vezes

Isso mesmo. Já falamos aqui todas as vezes que esse líquido precioso salvou o mundo. Este é um assunto do documentário, produzido pelo Discovery Channel, que mostra “Como a cerveja salvou o mundo”.

7. Cerveja pode combater a gripe

O lúpulo, ingrediente que contém nas cervejas, contém um composto que protege o organismo de um dos causadores da gripe: o vírus sincicial.

8. Se for fazer as contas, elas não são tão caras assim

Já ouviu o termo: beba menos, beba melhor?

O teor alcoólico de uma cerveja artesanal é maior do que as comerciais. Se for fazer as contas, no final vai acabar dando praticamente o mesmo preço, já que você vai ter que comprar uma quantidade grande das mais baratas.

9. Estresse e ansiedade? O que é isso?

De acordo com estudo dos pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, beber dois copos por dia de cerveja pode combater ansiedade e estresse.

Mas disso nós não precisamos comprovar através de estudos, né não?

10. Cerveja previne o Alzheimer

Cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, constataram num experimento que consumidores de cerveja, que bebem moderadamente, apresenta um risco menor de 23% para desenvolver doenças cognitivas e Alzheimer.

11. Chega de insônia!

Vamos falar novamente sobre ele, a estrela deste artigo, o lúpulo. Ele é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA, que tem efeito sedativo e diminuiu a ação do sistema nervoso, preparando você para um sono tranquilo.

12. Dê cerveja de presente e não erre

Isso mesmo. Cerveja artesanal é um ótimo presente para um cervejeiro. Só de olhar a sacolinha de algum Empório nas mãos de alguém, eu já começo a tremer de felicidade imaginando marcas, tipos e sabores.

13. Precisamos falar sobre sabores diferentes

Cerveja de bacon? Existe. Cerveja com pimenta? Existe. Cerveja com mel? Existe.

As variedades de sabores são enormes e não tem como não gostar de sempre experimentar e explorar coisas novas.

14. Precisamos falar sobre sabores diferentes e bizarros

Mas vamos com calma! Tem gente que exagera nos sabores como é o caso da Beard Beer, que tem como ingrediente leveduras dos fios da barba do mestre cervejeiro. Ou então a cerveja Rocky Mountain Oyster Stout que é fabricada com testículos de touro.

Tudo tem um limite, certo? Ou não, dependendo do seu gosto.

15. Cerveja já foi produzida no Espaço

Isso foi um experimento feito em 2014, na Estação Espacial Internacional, que teve como objetivo possuir uma alternativa para o caso da água da estação precisar ser purificada.

“Se toda a água da estação ficar contaminada, produzir cerveja a partir dessa água vai purificá-la, e o processo será relativamente mais barato do que purificá-la com tabletes especiais, que podem não durar muito tempo.”

Pronto, caro cervejeiro.

Aqui estão 15 motivos para você decorar e começar a ganhar de todos que quiserem argumentar com você no meio da festa, do churrasco ou do bar.