Você já parou para pensar: quais são as cervejas mais consumidas no mundo?
Foi divulgado, recentemente, um estudo da agência de notícias americana, Bloomberg, as mudanças do mercado cervejeiro na última década. Com a variedade das bebidas artesanais no mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes no momento de escolher uma cerveja.
O mais interessante da pesquisa é o crescimento do consumo entre os chineses e o fato de nenhuma marca Alemã estar presente entre as dez maiores do mundo.
E ah! Duas cervejarias brasileiras fazem parte deste ranking. Quer saber quais são?
10. Coors Light (Estados Unidos)
É a segunda cerveja mais consumida dos Estados Unidos. Ela tem o conceito “light” e possui cerca de 4,8% de álcool e uma quantidade baixa de carboidratos e calorias.
9. Brahma (Brasil)
Além de ser a nona cerveja mais consumida do mundo, ela é a segunda cerveja mais consumida do Brasil. A marca foi adquirida pela Ambev e hoje é distribuída em mais de 15 países pelo mundo, entre eles toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Rússia, Nova Zelândia, China e uma parte da Europa.
8. Harbin (China)
A Harbin é a principal aposta da Ab Inbev – conglomerado cervejeiro formado pela brasileira Ambev, a americana Anheuser-Busch, e a belga Interbrew – para o mercado chinês.
7. Heineken (Holanda)
A Heineken foi criada há cerca de 150 anos e é uma das marcas mais famosas do mundo. Hoje, ela representa 1,5% do mercado mundial de cervejas.
6. Yanjing (China)
Outra cerveja chinesa no ranking, a Yanjing é conhecida como a “cerveja original da China. Em 2005, a marca estava na 16ª colocação mundial e hoje é a sexta mais consumida do mundo.
5. Skol (Brasil)
A Skol foi fundada por quatro cervejarias europeias. O nome da marca, em sueco, significa “fazer um brinde”. A cerveja chegou ao Brasil em 1967 e hoje é a mais consumida no país com 2,2% do mercado global.
4. Budweiser (Estados Unidos)
A Budweiser está presente em quase todos os países. A marca foi criada pela Anheuser-Busch – que hoje faz parte da AB Inbev, o maior conglomerado cervejeiro do mundo.
3. Bud Light (Estados Unidos)
Isso mesmo. A cerveja mais consumida nos Estados Unidos é a Budweiser Light. Esta versão não faz muito sucesso em outros países como a original, mas mesmo assim ocupa a terceira colocação no ranking mundial.
2. Tsingtao (China)
A Tsingtao que estava na 10ª colocação, saltou para a segunda no ranking entre as cervejas mais consumidas do planeta nos últimos dez anos.
1. Snow (China)
A marca Snow representa cerca de 5,4% do mercado mundial. De 2005 pra cá, saiu da 11ª para a liderança mundial, tendo aumentado 600% no seu volume de vendas.
Já tomou alguma dessas chinesas? Compartilhe sua experiência conosco.