Beber cerveja pode ajudar a perder peso e a controlar colesterol

Cerveja está presente em vários momentos bons da nossa vida. Seja no churrasco com a família ou numa roda de bar com os amigos.

Porém, algumas pessoas ficam com medo de beber aquela cervejinha depois do trabalho, por causa da famosa “barriguinha de chope” ou as doenças no fígado causadas pelo álcool.

Mas fique calmo, pois pesquisas apontam que se consumida moderadamente, a cerveja pode ter benefícios para saúde.

“O consumo moderado é de 20 g de álcool para homem, o que equivale a duas latas de cerveja, e 10 g para mulher por dia, o que equivale a uma. Tem que ser em porções fracionadas. Se você tomar 30 latas num único dia do mês, vai acumular a concentração de álcool e levar a efeitos negativos”, explica Fredson Costa Serejo, doutor em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“É preciso deixar claro que o consumo deve ser moderado. É como um medicamento. Se consumido corretamente, faz bem à saúde, mas se tomar em excesso, pode virar um veneno”, compara.

Algumas pesquisas mostram que a cerveja traz benefícios como manter o peso, prevenção de osteoporose e controle de colesterol.

Beber cerveja controla o peso e o colesterol

Como disse ali em cima, algumas pessoas morrem de medo da barriguinha de chope depois que bebem. Mas estudos comprovam que isto é um “ditado popular”.

A cerveja é como todo alimento, se você ultrapassar o limite de caloria por causa do excesso da bebida, obviamente irá engordar. A crença de que cerveja causa barriga está mais associado as porções que você consome enquanto as bebem, como batata frita, torresmo, etc.

Desde que a cerveja seja consumida moderadamente, ela pode oferecer alguns nutrientes que vão te ajudar na briga com a balança. A bebida produz o hormônio no tecido adiposo adiponectina. Este hormônio está associado a um melhor controle de peso e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Por essa você não esperava, não é mesmo?