Beber sem ressaca: é o que o novo tipo de álcool sintético promete

Ir numa festa, beber até cair e estar pronto para beber novamente no dia seguinte, sem nenhum tipo de ressaca? Um cientista britânico afirma ter descoberto a solução para este tipo de problema e afirma que você conseguirá beber sem ressaca.

Uma substância recém descoberta, chamada de alcosynth, simula os efeitos do álcool e promete não causar dor de cabeça, enjoo e nem agredir o fígado.

O cientista David Nutt, do Imperial College de Londres é ex consultor do governo britânico em assuntos ligados a drogas. Bem irônico, não? Ele diz ter patenteado 90 compostos usando a substância e acredita que até 2050 o alcosynth vai substituir o álcool convencional.

“Você poderá ter o prazer de tomar um coquetel sem danificar seu fígado e coração. Eles (os compostos) combinam muito bem com mojitos ou com um Tom Collins”.

beber sem ressaca

“A relação entre o álcool e o cérebro já é bem compreendida há 30 anos. Sabemos onde os efeitos positivos do álcool são mediados no cérebro, e podemos imitá-los. Sem tocar as áreas ruins, também não temos os efeitos ruins.”, explicou Butt em entrevista à BBC.

Há quem acredite que o alcosynth poderá revolucionar a saúde pública, ou seja, reduzir os gastos com o tratamento de pessoas que se prejudicaram pelo consumo de álcool.

Beber sem ressaca. Quero. Quando?

Infelizmente, nem tudo são flores. Vai demorar um pouco para você poder beber tranquilamente sem se preocupar com a ressaca e os males que aquilo irá te causar no futuro. Os custos do desenvolvimento do produto e as barreiras regulatórias são grandes.

“É uma ideia interessante e seria ótimo para que a força de trabalho não sofresse de ressaca e fosse mais eficiente, mas ainda está muito no começo para comentarmos”, comemora um porta-voz do Ministério da Saúde.

Sobre o cientista

O cientista Nutt ficou famoso em 2009 depois de ser demitido do cargo de consultor governamental. Quer saber o motivo? Ele declarou que consumir ecstasy é menos perigoso que andar de cavalo. Polêmico, não? Nutt alega que o alcosynth não permite que o consumidor fique bêbado demais.

“Acreditamos que, depois de quatro ou cinco drinques, o efeito se estabilizará e evitará que alguém se mate ou fique muito enjoado”, explica Nutt.

A indústria do álcool, claramente, não gostou nada da informação. O presidente da Associação de Bares do Reino Unido, Neil Williams, afirmou que a recém-chegada substância não é necessária, pois existem várias maneiras de evitar a ressaca.

“Há uma série de drinques de menor teor alcóolico, como cervejas. Todos bebemos beber com moderação para evitar ressacas”, afirmou.

Se a substância é eficaz e te faz realmente beber sem ressaca eu não sei. Mas esse cientista podia inventar também uma substância “anti ressaca moral”, né? Vai ter muita gente precisando – inclusive eu – depois que o alcosynth começar a ser usado sem preocupações com o dia seguinte.