Cerveja boa é cerveja gelada? Nem sempre!

Cerveja boa é cerveja gelada? Nem sempre!

Estamos no Brasil, um país tropical com temperaturas quentes que chegam a judiar os mais sensíveis ao calor, onde – em não raros momentos – só uma bebida gelada pode te salvar da insolação. Logo, comerciais de cervejas trincando de geladas são bem comuns por aqui. Mas afinal, a regra “quanto mais gelada melhor” se aplica a qualquer cerveja?

A resposta é: obviamente, não.

Como dito, o Brasil é um país muito quente e as vezes uma cerveja gelada é mais-do-que-bem-vinda. Está enraizado culturalmente, inclusive. Sendo assim, o tipo de cerveja mais consumida no país é a American Lager (erroneamente classificadas no Brasil como pilsen) cuja necessidade de consumo é uma temperatura baixíssima, próxima aos 3ºC. É quando começam a demonstrar seus defeitos sensoriais.

Por isso associamos cerveja “quente” como algo detestável, mas a verdade é que não é bem assim.

[easy-tweet tweet=”Nenhuma cerveja nacional de grande marca é Pilsen, mesmo sendo classificada desta forma.” user=”umgoleoumais”] Isto é assunto para outra hora.

Para começo de conversa, nossas papilas gustativas (responsáveis pela percepção do sabor) não funcionam adequadamente em temperaturas abaixo  dos 3ºC, ou seja, não adianta nada você comprar uma cerveja trapista e congelá-la, pois assim você perderá a percepção de seu sabor e características – o que seria uma pena e desperdício.

Existem diversos tipos de cerveja, cada uma com sua própria temperatura adequada para o consumo. Porém, a média de temperatura da maioria das cervejas está entre os 5 a 7ºC, que possibilitam uma melhor experiência e percepção de seus sabores e aromas.

Daí o motivo da frase de que “os europeus bebem cerveja em temperatura ambiente”.

Ficou em dúvida sobre qual temperatura conservar sua preciosa breja? Não se preocupe.
A maioria das garrafas de cervejas artesanais possuem em seu rótulo as instruções para armazenamento, resfriamento e consumo. Além disso, existe o nosso blog onde você pode comentar e retirar quaisquer dúvida! 🙂