As 10 vezes que a cerveja salvou o mundo

Sabe aquele dia em que seu amigo te arrastou para um churrasco onde você não conhecia ninguém e depois de uns goles de cerveja, seu círculo social e quantidades de amigos no Facebook aumentaram magicamente? Ou aquele dia no bar, onde depois de três copos de IPA, teve coragem para chegar no amor da sua vida?

Pode-se falar então que a cerveja salvou sua vida, não é mesmo? E não foi só uma vez, aposto.   Pois fique sabendo que a bebida não salvou apenas você não, meu amigo. A cerveja salvou o mundo.

É isso mesmo. Alguns cientistas se reuniram para pesquisar como esse líquido surgiu – o que já falamos aqui – e ainda deu uma ajudinha salvando o mundo.

O Discovery Channel produziu o documentário: “Como a Cerveja Salvou o Mundo” e nele explicam o porque a bebida foi a melhor invenção do universo.

Agora pegue o seu copo de trigo e beba enquanto lê a lista que separamos para você.

cerveja salvou o mundo

As 10 vezes que a cerveja salvou o mundo

Revolução agrícola

A revolução agrícola aconteceu por causa da cevada. E acredite, não era para fazer pão. E estudos indicam que os primitivos criaram a cerveja através de um acidente.

Antigamente, eles coletavam a cevada para se alimentar dela e durante o processo de coleta, eles as armazenavam em recipientes. O pesquisador acredita que um dia choveu, enchendo o pote de água, produzindo CO2 e álcool. Quando decidiram experimentar aquele líquido precioso não conseguiram parar.

Então começou o cultivo de cevada e para isso, surgiu um monte de técnicas agrícolas como o arado e irrigação.

É claro que depois, eles sentiram a necessidade de transportar, e assim surgiram as carroças.

A escrita

Quanto mais cervejas eram produzidas e mais cevadas cultivadas, mais fazendas surgiam. Desde então sentiram a necessidade de dividir os seus campos e daí por diante surgiu a matemática, e com isso, a escrita.

Além disso, os sumérios foram um dos primeiros povos a desenvolver a escrita.

Pesquisadores acreditam que tinha um objetivo: guardar as receitas de cerveja.

As pirâmides

Já falamos aqui sobre o pagamento em cerveja que acontecia entre os faraós e os trabalhadores que construíram as pirâmides. Cerca de 4 litros de cerveja era pago por dia.

Naquela época, a cerveja não era apenas considerada uma bebida, mas sim uma fonte de alimento.

Tratavam a cerveja como pão líquido.

Substituía a água na Europa Medieval

Uma época problemática, a vida era desagradável e curta.

Com os rios contaminados e sujos, a água era considerada um vilão na Europa Medieval.

Muitos religiosos da época – que eram os principais fabricantes de cerveja – recomendavam a bebida no lugar da água. Acreditavam que alguma força divina purificava o líquido, porém era a fervura e a fermentação que faziam isso.

Ajudou na colonização dos EUA

Era a cerveja que hidratava os primeiros colonizadores dos EUA.

Na longa viagem, a água que tinha no navio estragava, então passaram a beber cerveja que era mais fresca, pois possuía conservante natual em álcool e lúpulo.

Revolução Americana

Com os EUA já construído o principal ponto de encontro para comércio e comunicação eram as tavernas.

Elas conectaram os EUA e transformaram a colônia em uma grande nação. A luta para a libertação dos ingleses começou na Taverna do Dragão Verde em Boston.

As atividades revolucionárias eram discutidas, debatidas e planejadas nas tavernas e, é claro, com muitos canecos de cerveja.

A refrigeração

No processo de produção, a cerveja precisa de refrigeração, principalmente na fase de maturação. E assim o engenheiro alemão Carl von Linde desenvolveu um sistema de refrigeração artificial, por causa da cerveja.

cerveja salvou o mundo

A pasteurização

Em 1850, o cientista Louis Pasteur inventou a pasteurização. E foi através de uma dúvida: por que a cerveja estragava tão rápido? Estudou células de levedura e descobriu as bactérias.

Assim, ele provou que esses micro-organismos prejudicavam o sabor e desenvolveu a pasteurização.

Ajudou a medicina moderna

Ainda falando em pasteurização, foi através dela, que o cientista conseguiu identificar que as bactérias existiam, ou seja, através desse estudo é que descobriram que essas bactérias poderiam causar algumas doenças, encontrando uma forma de tratamento.

Invenção da indústria moderna

Desculpe Henry Ford, mas terei que tirar créditos de você.

Segundo o professor de história industrial americana, Dr. Quentin Skrabec, o que revolucionou a indústria americana foi a produção de cerveja. Ela automatizou as linhas de produção pelo menos 10 anos antes de Henry Ford. Michael Owens criou a primeira máquina industrial em 1904, para a produzir as garrafas de cervejas.

Agora sim temos argumentos para as pessoas que nos julgam por beber tanto, não acha? A cerveja salvou o mundo, ela também pode nos salvar! 

Deixo aqui embaixo o documentário do Discovery. Vale a pena assistir. 🙂