Cervejas: Sabores e Aromas

No meio do ano de 2015, o site Vinepair disponibilizou algumas imagens que nos apresentam os ingredientes responsáveis pelos aromas e sabores das cervejas. Nós sabemos que um bom cervejeiro como você, caro leitor, sabe sem sombra de dúvida que esses ingredientes trazem sabores sensacionais e exalam um perfume único.

Mostraremos abaixo as peculiaridades de cada tipo de cerveja e como variam – e muito – de um estilo para o outro. Veja só:

IPA (India Pale Ale)

cervejas

Conhecida por sua “doçura amarga”, as IPAs (India Pale Ales) são muitas vezes cheias de sabores de frutas tropicais, como banana e abacaxi. Muitas delas tem notas florais, assim como um toque de toranja (a toranja ou toronja é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo com a laranja), madeira, e ervas. Por vezes, você pode achar notas de pimenta picante e também doce de caramelo. Quem também costuma sempre dar as caras é o malte e um pouco de cevada.

Algumas das principais cervejas brasileiras são: Colorado Índica, Invicta 1000IBU, Bodebrown Perigosa, Tupiniquim Polimango e a sensacional Seasons Green Cow.

Porter & Stout

cervejas

Além de normalmente terem sabores de frutas escuras, como cerejas secas, você geralmente vai encontrar café, caramelo e castanhas. Os sabores fortes de cereais como cevada e aveia marcam fortemente estilos como a Porter ou Stout.

Assim como as IPAs, o caramelo também é muitas vezes um sabor presente neste estilo. As mais complexas ainda têm chocolate e toffee que são facilmente identificáveis.

Deliciosos exemplos nacionais: Tupiniquim Monjolo, Invicta 108 e a maravilhosa Ithaca da Colorado.

Wheat Beer (Trigo)

cervejas

Variante dos estilos Weissbier e Witbier, a Wheat Beer é uma cerveja de trigo com abundância de cravo e banana, que resultam numa maravilhosa combinação de doçura e suavidade. Devido ao trigo em sua composição, a cerveja apresenta sabores pronunciados de pão e fermento. A lembrança de mel (leve caramelo) também é notado ao longo da degustação.

Exemplos nacionais: Eisenbahn Weizenbier, Baden Baden Weiss e as inusitadas Bodebrown Hop Weiss (que leva carga pesada de lúpulos) e Backer 3 Lobos Exterminador (com adição de capim limão).

Brown Ale

cervejas

Uma boa Brown Ale é carregada de sabores de frutas como maçã, ameixa, passas e ainda uma boa carga de toffee. Como a Porter & Stout, você vai encontrar um pouco de café, bem como malte torrado e biscoitos. Todo o sabor frutado é arredondado com uma generosa carga de caramelo.

Exemplos nacionais: Morada Gasoline Soul, Burgman Cosmonauta e a deliciosa Urbana Prima Pode.

Pilsner

cervejas

Pilsners são muitas vezes julgadas apenas por sua qualidade de amargor e sutileza. Em um bom exemplar do estilo você poderá saborear capim – não o mesmo da chácara do seu tio – que dá a sensação de frescor, aveia, cevada, temperos e uma pitada de limão.

Por incrível que pareça, é raro encontrar bons exemplares de fabricação nacional, algumas que são chamadas de Pilsner não passam de American Light Lager. As que podemos arriscar são as Bohemian Pilsner da Klein, a Tchec e a da Invicta com novo nome Hellbeirão. Bom exemplo de Pilsner mesmo só a da Bamberg e da Eisenbahn.

Saison

cervejas

As Saisons tem entre seus aromas e sabores típicos, milhares de frutas incluindo maçãs, frutas vermelhas, peras e frutas de caroço, como pêssegos. Também é possível notar um pouco do malte, cevada e misturas não tão tradicionais em cervejas, como cogumelos.

O melhor exemplo nacional aqui sem dúvida é a Saison A Trois da Invicta/2Cabeças, mas existem outros bons, alguns mais recentes como a Clássica Tropical da Tupiniquim/Stillwater, a série “Frutas de Jardim” também da Tupiniquim e a já não tão desejada, mas bem acessível Eisenbahn Saison.

Conclusão

E aí ficou com água na boca? Por aqui sim.

Lembre-se, esse texto foi feito para a ajuda na identificação de cada estilo e não para padronizar ou tampouco afirmar que “é isto, e fim de papo”. Aproveitamos as sensacionais imagens da Vinepair para melhor explicar a composição de cada estilo.

Veja ainda o guia básico da cerveja.