Lista: gostosuras e gostosuras

A data mais macabra do ano está chegando: sim, estamos falando do Halloween! Aproveite nossa seleção de cervejas de abóbora, faça sua lista e aguarde o dia 31 de Outubro com um copo cor de laranja na mão.

As Pumpkin Ales não são novidade, tendo sua origem na época da colonização dos Estados Unidos, lá por volta de 1770. No mês de Outubro a colheita de abóbora é muito rica por lá, o que contribuiu muito para a culinária local – e isso inclui as cervejas!

A curiosidade mais legal é que a fruta cor de laranja pode substituir o malte por completo, fornecendo todo o açúcar necessário para a fermentação.

Ficou interessado no sabor? Separamos uma lista com diversas Pumpkin Ales nacionais e importadas, incluindo comentários e descrições sobre as mesmas.

image

Pumpkin Ale Pesadelo

“O aroma das especiarias é o destaque dessa ale, ele está presente de forma agradável, remetendo ao doce de abóbora. O corpo da cerveja é médio com colarinho branco e persistente, é possível notar uma certa turbidez. Com teor alcoólico de 4,7% e aproximadamente 35 IBUs a cerveja apresenta algo ligeiramente adocicado que junto do amargor do lúpulo consegue o equilíbrio necessário para uma ale nem muito doce nem muito amarga.” – Cerveja Monstro

 

image

Brooklyn Post Road Pumpkin Ale

Misturado com o malte de cevada, as abóboras tornaram-se um ingrediente comumente usado nas colonias Americanas. A Post Road Pumpkin Ale traz de volta esta saborosa tradição. Centenas de quilos de abóboras são misturadas em cada lote, criando uma cerveja e cor âmbar alaranjado, aroma suave de abóbora, biscoito de malte e final crocante.

 

image

De coloração alaranjada e sabor doce, a Sauber Beer Pumpkin Ale foi a primeira cerveja artesanal brasileira no estilo Pumpkin Ale. A cervejaria fica em Mogi Mirim, SP.

 

image

A cervejaria Klein, de Campo Largo – Paraná, possui como cerveja sazonal a Klein Pumpkin Ale. Apesar de alguns problemas na distribuição da cerveja para fora do estado, torcemos para que neste ano de 2015 mais cervejeiros possam aproveitá-la sem que seja necessário uma visita.

 

E você, conhece mais alguma Pumpkin Ale? Deixe sua dica nos comentários abaixo.