Lund lança cerveja, Munich Holz, em edição limitada de 1000 exemplares

Você que é amante de uma forte cerveja escura, a Lund lançou a sua versão do líquido, envelhecida em barris de carvalhos que já armazenaram vinhos e whiskys.

Consegue imaginar o sabor? O Um gole ou mais teve o privilégio de degustá-la em primeira mão, lá na própria Cervejaria Lund. Vamos tentar descrever o que sentimos para vocês.

Harmonizada com Brownie

Antes de mais nada, é crucial entender que harmonização é uma questão sensorial, sendo assim, individual: cada pessoa percebe gostos à sua maneira. Eu e a Mariana provamos a Munich Holz em harmonização com um Brownie com redução de munich dunkel e de chocolate suíço com 90% cacau, e, o engraçado – e também obvio – é que tivemos percepções bem diferentes.

Eu, Guilherme, pude sentir no sabor notas intensas e amadeiradas, além de um leve caramelo que muito rapidamente foi atropelado por um amargor no final. Talvez a nota de caramelo tenha sido psicológica, pois a espuma possuía uma cor bem creme-bege. Mas juro que a senti em alguns momentos. A harmonização com o brownie foi sensacional. Sendo uma harmonização por semelhança, um complementava o outro, potencializando seus sabores o tempo todo, mas com uma transição calma, daquelas que tornam os minutos mais prazerosos e devagar.

Munich Holz

Munich Holz – Considerações

Assim como os vinhos, os uísques e os conhaques, algumas cervejas também se tornam mais interessantes com o passar dos anos. Essa é a proposta da Lund Munich Holz, uma cerveja licorosa com notas amadeiradas e ótimo potencial alcoólico, de 7 %.  É uma cerveja de guarda, maturada por noventa dias em barris de carvalho usados na produção de whisky. Sabor intenso, notas amadeiradas com ótimo potencial alcoólico. De cor marrom escura e creme bege claro, caracteriza-se como uma típica opção de bebida para o Inverno, tanto na cor quanto no sabor.

Teor alcoólico: 7% ABV com sensação de 9%
Baixo Amargor: 18 IBU
Levedura: Lager
Aroma: alcoólico, com notas de torra (a Mari sentiu um aroma floral).
Temperatura ideal: entre 5-9 graus

Harmonizações: Bruschetta com irish stew sobre creme de cheddar com bacon caramelizado, ou, no nosso caso, brownie com redução de munich dunkel. Também harmoniza perfeitamente com pratos quentes, de preferência elaborados com carnes vermelhas.

Curiosidades: a cerveja possui uma cera proposital que a envolve do gargalo até a tampa. O objetivo é que você não a abra facilmente, mas guarde-a para momentos especiais (daí o temo “cerveja de guarda”). Devido ao alto teor alcoólico, a Munich Holz pode ser armazenada até 3 anos após a data de vencimento.

Por se tratar de uma versão limitada de apenas 1000 unidades produzidas e de sabor único, você deveria correr agora mesmo para comprar e estocá-la! #FicaDica