Todo mundo sabe que uma cerveja é feita de malte, lúpulo, água e levedura.
Mas por acaso você sabe exatamente o que é levedura e o motivo dela ser tão importante na fabricação de cerveja? Simplesmente sem ela não existe cerveja.
É isso mesmo.
Qualquer ingrediente pode ser facilmente substituído – mas ela não.
Mas o que é levedura?
Basicamente são micro-organismos que fazem a fermentação da cerveja.
As leveduras podem ser líquidas ou em pó e são divididas da seguinte maneira:
- As de baixa fermentação são para cervejas tipo Lagers, onde o trabalho de fermentação é mais neutro no quesito aroma;
- As de alta fermentação são para cervejas tipo Ale, onde o trabalho das leveduras são mais notado, principalmente no estilo belga. Neste caso, as leveduras tem uma participação imprescindível no resultado final da bebida onde podem oferecer aromas de banana, maçã, passas, ameixa ou frutas amarelas.
As leveduras cervejeiras consomem o açúcar extraído do malte transformando-o em álcool e gás carbônico, além disso ela contribui com aroma, sabor e cor.
A cervejeira e doutora em micro-biologia, Gabriela Montandon, explica que um dos compostos mais importantes na parte do aroma são os ésteres.
Eles que dão características frutadas e doces parecidas com a banana, maçã, mel e até mesmo rosa.
A espuma está diretamente ligada a produção de gás carbônico e a cor sofre alterações de acordo com a fermentação, quando as leveduras deixam a bebida mais clara. Infelizmente, se a fermentação ocorrer de forma errada, pode causar um estresse na levedura fazendo a bebida ficar com gosto ruim.
Há também um tipo de levedura que causa diferentes efeitos nas cervejas, são as leveduras selvagens. A fermentação é feita espontaneamente, quando a bebida é exposta ao ambiente de maturação e os seus micro-organismos.
Essas leveduras da família Lambics resulta em cervejas mais complexas, sendo elas ácidas, cítricas ou acéticas.
E aí? Já descobriu qual é o seu tipo de levedura favorito?