Outubro chegou e com ele um dos maiores festivais de cerveja do mundo: Oktoberfest

Pra quem não conhece, a Oktoberfest é um festival de cerveja originado de Munique, na Alemanha. E sua historia, em si, não tem absolutamente nada a ver com cerveja. Isso mesmo. A primeira Oktoberfest foi criada pelo rei bávaro Ludwig para celebrar o seu casamento com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen em 1810.

A festa foi realizada para todos os moradores de Munique e aconteceu no parque Theresienwiesee, onde o evento é realizado até hoje. Sim, o pessoal ficava tão bêbado e animadinho que pediam para repetir o evento todos os anos, o que acabou por se tornar uma tradição na cidade. Mas engana-se quem acha que a cerveja sempre foi o ponto alto da festança. Nos primórdios, o que importava eram as corridas de cavalos, organizadas pelo próprio rei. O nosso líquido sagrado só foi liberado na festa a partir do ano de 1918.

Felizmente, com a emigração dos nossos amigos germânicos, a festa se espalhou pelo planeta. Hoje a Oktoberfest ocorre em vários países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália e muitos outros.

A Oktoberfest de Munique recebe quase 10 milhões de pessoas todo ano e o consumo de cerveja chega a quase 7 milhões de litros. A versão mais famoso do Brasil está na sua 32ª edição na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Este ano o evento conta com 19 dias de festa com muita cerveja e cultura alemã.