Por que você deveria experimentar mais rótulos desconhecidos?

Experimentar é descobrir, e descobrir é aprender. Nada faz mais sentido nesta vida do que acumular histórias, momentos e conhecimentos. Já dizia Fernando:

“Para viajar basta existir.”

Citação curiosa, afinal, para qualquer coisa acontecer “basta existir”, certo? Bom, não tão literal assim.

Longe de contrariar Fernando Pessoa, explico: manter-se na inércia não te fará viajar (pelo menos não fisicamente), talvez aprender (se for um bom observador), mas o ponto é que não se acumula conhecimento se você não estiver pré-disposto para tal.

A onde quero chegar com todo esse “papo mala”? Na verdade quero propor um pequeno exercício, focado na degustação cervejeira, mas que é facilmente aplicável em inúmeras situações na vida. Sinta-se livre para decidir aplicá-lo ou não, e da forma como quiser. Sem mais delongas.

Lund WitBier
Hoje descobri a Lund WitBier, e você, o que descobriu hoje?

1- Descubra um sabor diferente

Você adora e está mais familiarizado com uma weizenbier, e então passa a comprar só cervejas do tipo weizenbier. Não que esteja errado, você tem mais é que comprar o que te faz bem mesmo.

Mas e se você descobrisse algo que te fizesse ainda melhor? O próximo tópico trata-se disso.

2- Sempre existirá algo melhor que você ainda não provou

Sim. Sempre irá haver algo melhor do que você conhece ou já provou. Sempre.

Esta é a lei da evolução, aceite-a e você poderá desfrutá-la ao invés de lutar contra. A vida ficará bem melhor assim. Sabores novos surgem todos os dias, e sempre existirá aquela cerveja milenar que você ainda não ouviu falar.

3- As coisas mudam, seu gosto também muda

Exemplo clássico: anos atrás você experimentou uma Guinness e não viu graça alguma, na verdade você odiou e a tomou inteira por puro orgulho, afinal, o tesouro dos irlandeses não é nada barato.

Hoje, a Guinness nada mais é do que a paixão da sua vida.

Pois é, se isso não aconteceu contigo irá acontecer, seja com a Guinness ou qualquer outro rótulo. O motivo? Seu gosto evolui, estamos em constante mudança. Saudades de quando eu perdia horas no videogame.

Nota: quando se trata de cerveja o gosto pode evoluir muito rápido. Meses atrás eu odiava witbiers cítricas, hoje eu já as tomo tranquilamente.

Dizem que gosto é uma questão de aprendizado. Dizem.

4- Aprender é viver

Hoje você provavelmente acordou (espero que sim), escovou os seus dentes e seguiu sua habitual rotina.

O que te torna hoje uma pessoa melhor do que ontem? O aprendizado.

Todos os dias acumulamos conhecimento, e assim, melhoramos — inconscientemente. Um dia sem aprendizado é um dia desperdiçado.

O aprendizado pode vir de diversas maneiras: uma música nova, uma história, um sabor, uma conversa ou qualquer outra coisa que tornou a sua rotina de hoje diferente da rotina de ontem.

5- Para descobrir, basta existir

Desculpa, Fernando, mas eu dei uma alterada, ok?

Descobrir coisas novas é mais fácil do que parece, quer ver? Quando for ao mercado, compre sua cerveja de preferência, e então, de uma chance para aquela outra de nome esquisito — e que seu bolso possa bancar. Pronto!

Você acaba de descobrir um sabor novo, seja ele bom ou ruim, e hoje você já saberá mais do que ontem. É fácil descobrir. Descubra!

Espero que tenham gostado dessas “dicas”, se é que posso chamá-las assim.

Saúde. 🙂