Quem inventou a cerveja?

Rezam as lendas que foram os antigos germanos os primeiros produtores de cerveja. Ou os celtas. Ou os egípcios. Ou os assírios. A verdade é que todos esses povos tiveram seus produtores de cerveja, mas o liquido primitivo tinha muito pouco em comum com a bebida que conhecemos hoje.

Quem inventou a cerveja?

Onde se fabricou a primeira cerveja?

Escavações comprovam que a lavoura de cereais e a fabricação de cerveja sempre andaram juntas. A agricultura surgiu aproximadamente há 10 mil anos antes de Cristo, numa região que se estende ao Nilo, Israel, Líbano e bacia do Tigre. Ou seja, é bem capaz que neste período tenham fabricado a primeira cerveja da história.

Uma data exata

A única cerveja com data exata de nascimento e inventor historicamente comprovado é a alemã Pilsener. Os primeiros 37 hectolitros da moderna Pilsener foram fabricados em 5 de outubro de 1842, nas instalações da Burgerliche Brauerei, em Pilsen, pelo mestre-cervejeiro Josef Groll.

A cerveja mais antiga do mundo

A Weihenstephan é uma cervejaria da região alemã da Baviera. É considerada a cerveja mais antiga do mundo (artesanal ou industrial), sendo vendida desde 1040 e fabricada desde os anos 800. Atualmente, é fabricada pela Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan (Cervejaria Bávara Estatal Weihenstephan), situada na colina de Weihenstephan em Frisinga, na Baviera.

De acordo com um documento medieval autorizando a produção da cerveja, emanado pelo bispo Engelberto de Frisinga, esta cervejaria é a mais antiga ainda em atividade, em conjunto com a Abadia de Weltenburg. No entanto, não se exclui a hipótese deste documento poder ter sido forjado no século XVII.

Seja como for, a cervejaria tornou-se uma empresa do estado bávaro em 1921 e participa em programas de ensino da Universidade Técnica de Munique, continuando a produzir uma cerveja de qualidade, premiada em concursos recentes.


Bibliografia: 1958, SEIDL, CONRAD; Der Bierpapst antwortet auf alle Fragen rund ums Bie.