Já pensou poder provar uma receita de cerveja de 5.000 anos? Arqueólogos da Universidade de Stanford descobriram durante uma escavação ao longo do rio Wei, um jogo de equipamentos completinho para fabricação de cerveja. E o melhor, acredite, não foi isso: também acharam alguns resíduos da bebida fabricada.
Os pesquisadores analisaram todo o material e concluíram que aqueles resíduos eram espuma da cerveja fabricada há cinco milênios, além de descobrir toda a receita: cevada, painço (ou milho-miúdo), lágrimas-de-jó (ou capim-de-nossa-senhora) e tubérculos (caule arredondado que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo).
[easy-tweet tweet=”Encontrado a receita mais antiga de cerveja na China” user=”umgoleoumais” usehashtags=”no”]
Sendo a receita mais antiga de cerveja na China e o uso documentado mais antigo de cevada do país, ela traz uma historia incrível da importância da cerveja nos tempos antigos.
A pesquisa trouxe informações de que antes das pessoas utilizarem a cevada como fonte de comida, elas usavam para preparar bebidas alcoólicas. Plantavam para fazer cerveja e só depois decidiram utilizá-la como comida também, ou seja, nossa amada cerveja era superimportante para essas pessoas, tanto que havia inúmeras fazendas só para sua produção.