Aconteceu em Curitiba, do dia 9 a 11 de junho, o South Beer Cup 2016, o concurso cervejeiro que prestigia amostras de cerveja de toda América do Sul. Conhecido como a “Copa Libertadores” da cerveja, o campeonato acontece todo ano e alterna cidades argentinas e brasileiras.
A edição de 2016 foi a maior de todas do evento e teve cervejarias participantes de 9 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.
O Brasil fez bonito no evento, já que ganhou os dois primeiros lugares do campeonato. A cervejaria catarinense Bierbaum, de Treze Tílias, ganhou uma medalha de ouro, três pratas e um bronze. O segundo lugar foi ocupado pela mineira Cervejaria Backer, com dois ouros e uma prata.
Os ganhadores do South Beer Cup 2016
Separamos para vocês os rótulos vencedores dos três primeiros lugares do South Beer Cup 2016:
1º Lugar: Cervejaria Bierbaum
- Bock Beers (OURO e PRATA)
- Blond and Light Ales (PRATA)
- Smoked and Peated Beer (PRATA)
- European Amber Lagers (BRONZE)
2º Lugar: Cervejaria Backer
- Specialty Beer (OURO)
- Imperial and Black India Pale Ales (OURO)
- Red and Brown Ales (PRATA)
3º Lugar: Cervejaria Los Bichos Mandan
- Fruit Beers (OURO)
- Sour Ales (PRATA)
- Wood-Aged Beer (BRONZE)
Outras cervejarias brasileiras tiveram um destaque por representarem sozinhas alguns estilos como a Cervejaria Brassaria Ampolis, que produz os rótulos do humorista Mussum. Eles apresentaram o rótulo Witbier Ditriguis, que ganhou bronze. A Cervejaria Wäls de Belo Horizonte também chamou atenção pelo rótulo Imperial Stout Wäls Petroleum, que ganhou ouro merecidamente, já que foi a cerveja mais gostosa que tomei nesses três últimos meses.
Confira a lista completa de rótulos vencedores neste link.
E aí? Já tomou algum desses rótulos? Teve vontade de experimentar algum deles? Conta pra gente nos comentários! O único rótulo que eu já tomei foi a Imperial Stout Wäls Petroleum e recomendo. Vale a pena cada gota. <3