Chopp desafia ciência e chega em menu de bordo em aviões

Imagine você, caro leitor, quando viaja de avião para algum lugar longe e não consegue se aguentar de tédio em horas e horas de voo. Livros e filmes não te entretém mais depois de três horas de viagem. E você pensa: “Como gostaria de estar bebendo um belo chopp e relaxando”. Pois fique sabendo que isso existe!

Chopp nas alturas

Quem tornou esse sonho possível foi a companhia aérea holandesa KLM. Eles adicionaram ao cardápio de bordo a venda de cerveja à pressão, o que desafia a ciência. A companhia aérea se associou com a cervejaria Heineken e desenvolveram um barril que funcionasse a grande altitude. Edwin Griffioen, funcionário da Heineken, explicou o motivo de ser um desafio: “A pressão dentro de um avião é muito inferior à sentida ao nível do mar, uma torneira de cerveja tradicional não ia funcionar e iria deitar apenas espuma”.

chopp
Cerveja desafia a ciência

Além do desafio da altitude, foi preciso modificar e adaptar ainda mais recursos. Os cartuchos de dióxido de carbono (que são proibidos em aviões) e o sistema de refrigeração, que teve que ser colocado de lado, pelo menos por enquanto.

“Era como um puzzle demasiado grande, por isso tivemos que cortar nas peças”, explica o funcionário da Heineken. Mesmo assim, ele garante que a cerveja vai estar sempre a menos de cinco graus negativos. A KLM disse que queria que o chopp começasse a ser vendido no início deste mês, mas provavelmente começará a ser servido a bordo apenas em agosto.

Depois do trem a cerveja, poderiam criar a viagem de avião da cerveja, com muito chopp de cervejas artesanais. O que acham?