Como é participar da Rota da Cerveja em Ribeirão Preto?

Rota da Cerveja em Ribeirão Preto

A “Rota da Cerveja” é uma iniciativa da agência de turismo, Livre Acesso, que pretende divulgar o mercado de cervejas artesanais de Ribeirão Preto. Atualmente existem duas opções da rota: A primeira conta com a visitação, acompanhada de um sommelier, a quatro cervejarias: Walfänger, Bar Cervejarium da Cervejaria Colorado, Weird Barrel e Invicta. A segunda opção te leva a conhecer também a Cervejaria Lund. Por fim você acaba degustando no mínimo 14 cervejas de diversos tipos e sabores.

O passeio conta com um kit oferecido pela Livre Acesso, com salgadinho, amendoim, uma caneca personalidade e docinhos. A van também possui água a vontade – e acredite, será muito necessário para ajudar a se manter sóbrio! Encantados pelos destinos do tour e curiosos para aprender mais sobre cerveja com a companhia de um sommelier, nós experimentamos a Rota da Cerveja!

As 5 Cervejarias

Antes de relatar sobre a visita a cada cervejaria, vale citar que nossa turma contou com 6 caras muito animados, um mais divertido que o outro, lá de Salvador, Bahia! Sim, eles saíram lá de Salvador só para conhecer as micro-cervejarias de Ribeirão Preto! Além da turma, a sommelier super atenciosa, Bianca Barbarini, acompanhou a gente.

Rota da Cerveja em Ribeirão Preto
Nós e a turma toda no Cervejarium.

1° Cervejaria Lund

A Lund é uma micro-cervejaria artesanal que iniciou suas receitas sob a Lei da Pureza Alemã de 1516, sempre buscando oferecer cervejas da mais alta qualidade. Atualmente a cervejaria produz chope e cervejas dos estilos Pilsen e MunichDunkel e possui capacidade instalada para produção de 10 mil litros de chope/cerveja por mês.
Chegamos lá e experimentamos três rótulos diferentes. A Bia explicou para todo mundo o “básico” sobre fazer uma cerveja e nos apresentou os ingredientes de perto. A cerveja que mais nos intrigou foi a Lion Polski: o malte é defumado e por isso, ela tem um aroma e gosto delicioso de bacon. Falaremos mais sobre essa maravilha num futuro post.

Catálogo atual: Lund WirBier, Lund Munich Dunkel, Lund Pilsen, Lund Hefe-Weizen, Lund Pale Ale, Lund Red Ale e Lund WeizenBock.

Degustamos: Lund Hefe-Weizen, Lund Red Ale e Lund Lion Polski.

2° Cervejaria Walfänger

A cervejaria Walfänger fica localizada em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, levando como premissa a Lei de Pureza Alemã (Reinheitsgebot) onde só é permitida a utilização dos ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. O local comporta além da fábrica, um pub todo decorado e elaborado para degustação de cervejas e harmonização com pratos que misturam as cozinhas alemã e brasileira.

Assim que chegamos, nos impressionamos com o biergarten da cervejaria que fica em frente ao pub! Sentamos e experimentamos seus três rótulos, um mais gostoso que o outro.

Biergarten Walfänger
O Biergärten em frente ao pub da Walfänger.

Catálogo atual: WalfängerHelles, WalfängerWeizen, WalfängerDoppelbock, Sebastian Düsseldorf Altbier, Sigmund Vienna Lager e Albert German IPA.

Degustamos: WalfängerHelles, WalfängerWeizene e WalfängerDoppelbock.

3° O Bar Cervejarium

O Bar Colorado Cervejarium é o bar oficial da Cervejaria Colorado, sendo uma casa especializada em cervejas artesanais nacionais. Além das cervejas, oferecem ainda um completo cardápio de porções, lanches e petiscos.

Quando chegamos o bar tinha acabado de abrir, portanto tomamos conta do local! Nos foram apresentados os rótulos mais famosos da Colorado em uma versão “mini” para depois escolhermos qualquer chopp do bar para mais uma degustação. A nossa escolha foi a já preferidinha, Appia.

Colorado Appia
Colorado Appia, como nós te amamos. <3

Hoje o bar oferece uma carta com mais de 120 rótulos de mais de 27 microcervejarias nacionais.
Degustamos: Colorado Demoiselle, Colorado Appia, Colorado Caium, Clorado Vixnu e Colorado Indica.

4° O brewpub Weird Barrel

A espelunca mais famosa da cidade!

“Somos a WeirdBarrelBrewingCo., uma cervejaria que no melhor estilo pirata fará ales incomuns que surpreendem quem é impiedoso com o sabor e gosta do desconhecido. Esta é nossa proposta para a construção de uma inovadora marca cervejeira, seja na gestão, nas estratégias de crescimento, identidade visual e, principalmente, no desenvolvimento de produtos” é assim que o Rafa Moschetta, um dos capitães, descreve seu brewpub.

O bar nos acolheu de uma forma bem bacana. O próprio Rafa veio nos apresentar a “mini” fábrica e contar a história do bar e os processos da fabricação – tudo enquanto segurava seu pint de cerveja!

Tivemos a honra de experimentar uma das cervejas lançadas para o aniversário da espelunca, a Grand Brow (com notas que lembram biscoito), além de outras três, entre elas a nossa preferida do bar, NaughtyGrog, uma Black IPA.

Cerveja Weird Barrel
Degustação no maior estilo pirata!

Catálogo: Naughty Grog, Pirate’s Flip, Bad Luck e Grand Brow.
Degustamos: Todas! Ahooooy!

5° A Cervejaria Invicta

Com uma história que já nasce grande devido à experiência de mais de 13 anos do mestre cervejeiro, Rodrigo Silveira, na criação de receitas gourmets para apreciadores de boas cervejas, a empresa vem conquistando diversas medalhas nos concursos em que participa.

O gerente da Invicta nos contou pessoalmente toda a história da cervejaria dentro da fábrica. Pudemos ter o prazer de experimentar três rótulos de cervejas “cruas” direto da panela!

Desenvolvidas por Silveira, as opções são para todos os gostos: Pilsener, Weiss, GermanPilsener, Imperial IndiaPale Ale, India Black Ale, Imperial Stout, Saison, Imperial IndiaPale Ale 1000 IBU, um dos lançamentos mais comentados de 2013, uma American IPA e Bavarian IPA.

Degustamos: Maracujipa, Saison e IPA direto da panela!

Vale a Pena?

Se nos perguntarem se iríamos novamente, responderemos com a seguinte pergunta: “Pode ser agora?”. Para quem deseja conhecer e degustar novas cervejas, trocar experiências, saber mais sobre o mercado cervejeiro e até mesmo os processos de fabricação, uma ida a Rota da Cerveja é muito mais do que recomendado! Vale muito a pena juntar os amigos e participar desse encontro inesquecível.

Agradecemos ao Thiago Zacha, organizador da Rota da Cerveja, pelo evento que ultrapassou todas as nossas expectativas. E também parabenizamos a equipe Livre Acesso Turismo pela organização, estrutura e atenção. E ah! Não podemos esquecer da Bia, que foi muito paciente com todo mundo, soube explicar cada etapa da fabricação de cervejas de uma forma clara e objetiva e, além de tudo, é muito gente boa! Obrigado, “Pró”! (piadinha interna da turma, hahaha.)

Parabéns as cervejarias envolvidas que nos atenderam com tanto carinho, e claro, a todas as pessoas que compartilharam dessa experiência “alcoólica” com a gente! A rota foi bastante animada e ainda mais divertida graças a vocês. =)

Rota Da Cerveja
A turma mais animada da Rota Da Cerveja.

Ficou interessado? Clique aqui para você participar da Rota da Cerveja, ou se preferir, o telefone da Livre Acesso é (16) 3941-3086 (se estiver fora de Ribeirão e região é 3003 0791). A agência fica na rua Marcondes Salgado, 1134 -Sala 6, em Ribeirão Preto – São Paulo.

Os comentários estão encerrado.