Malte, água, lúpulo e levedura. Normalmente, uma cerveja de verdade só precisa desses quatro ingredientes para ser fabricada. Será que isso faz com que uma cerveja artesanal seja mais saudável do que aquelas tradicionais com milho?
Para responder a esta questão é preciso olhar para o que tem em cada garrafa. Na teoria, a cerveja artesanal pode parecer mais saudável do que aquelas produzidas em massa, porém vamos concordar que nenhum médico nutricionista te indicaria tomar uma cerveja para se manter mais saudável.
Os benefícios de uma cerveja artesanal
Apesar disso, a cerveja de fato tem benefícios para a saúde. Todos os tipos da bebida, seja uma comum ou uma cerveja artesanal contém selênio, vitaminas B, fósforo, ácido fólico e niacina. Além de proteínas e fibras. É uma das poucas fontes dietéticas de silício, que pode prevenir a osteoporose. Como as cervejas que contém altos índices de malte e lúpulo são mais ricas em silício, pode-se dizer que as artesanais ganham, certo? Errado.
Mesmo que pareça que as cervejas tradicionais não tenha tantos nutrientes quanto as outras, não é bem assim que funciona. O professor de ciências da cerveja da Universidade da Califórnia, Charlie Bamforth, explica que mesmo as cervejas produzidas em massa são feitas em grande parte com açúcares naturais à base de cereais e alguns aditivos.
O ideal é consumir com moderação.
O que você sempre tem que se atentar caso não queira perder o foco na sua dieta é na porcentagem de álcool de cada rótulo. Quanto mais álcool tiver, mais calorias você estará consumindo.
Sabendo disso, qual das cervejas você prefere beber? Uma cerveja artesanal ou uma cerveja artesanal?