Inteligência artificial ajuda empresa a produzir cerveja

Hoje não dá mais para fugir da tecnologia e muito menos da internet. O Google já sabe por onde você anda, o que você compra, quem são seus amigos… O Facebook também sabe, acredite. Essas informações servem para dezenas de anúncios de qualquer marca do mundo te atingirem enquanto faz qualquer coisa pela web. E até te facilitam em determinados momentos. Mas essas informações são usadas também para planejamento de novos serviços e produtos. E veja só, também serviu para produzir cerveja!

Assim foram criadas quatro cervejas usando a inteligência artificial. Cada uma das bebidas foi alterada de acordo com o feedback dos clientes recebidos por um algorítimo. Através de um bot no Facebook Messenger, a opinião dos clientes foi levada até os cervejeiros para eles alterarem a receita de acordo com as informações e assim produzir cerveja a gosto dos clientes.

Ter uma boa receita para produzir cerveja nunca foi tão simples

 

No rótulo de cada garrafa havia um código que direcionavam os clientes para o bot do Messenger e lá encontravam várias perguntas, como a preferência de cada usuário e também o que achou sobre a cerveja. Além disso, há um sistema com uma base de conceitos já codificados para que sabores novos possam agradar quem está respondendo. Assim o feedback são usadas para detectar algumas tendências que ajudarão na fabricação da cerveja.

Quem executou o plano foi a empresa IntelligentX, que acredita que essa forma de trabalho pode ajudar os cervejeiros a receberem opiniões dos clientes muito mais rápido. É como se colocassem os clientes na mesma sala que os fabricantes de cerveja e que seria muito difícil colher tantos dados em uma pesquisa tradicional. Com a inteligência artificial é muito mais fácil reunir esses dados e interpretá-los.

Essas quatro cervejas já mudaram a receita onze vezes de acordo com a opinião dos clientes. Elas já estão disponíveis para venda por £ 4,50 cada.