Milhares de rótulos e mais de 120 estilos de cervejas pelo mundo.
Como diferenciá-las de forma simples e rápida? Fácil, existem três tipos de cerveja com características bem diferentes uma das outras: a Lager, a Ale e a Lambic.
Não se desespere, pois entender essas diferenças é mais fácil do que se imagina e explicamos pra você!
Os Três Tipos de Cerveja
Lager – Tipo de Cerveja
É sem dúvidas a mais popular dos três tipos de cerveja do mundo.
E acredite, é a mais “jovem”, já que ela começou a se popularizar no século XIX. A produção das lagers começou na Alemanha, a partir do momento em que os cervejeiros da época começaram a armazenar o mosto em locais frios. Para quem não sabe o que é mosto:
“É toda mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica. No caso da produção cervejeira é o produto da fase da brassagem, ou seja, é a mistura do malte triturado com água a uma temperatura específica.”
As lagers são cervejas de baixa fermentação e utilizam leveduras que atuam em temperaturas entre 5ºC a 14 ºC, como as Saccharomyces Carlsbergensis ou Saccharomyses Pastorianus.
Essas leveduras atuam no fundo do tanque resultando em cervejas mais leves e refrescantes.
Além disso, as cervejas Lagers são de baixa complexidade e o teor alcoólico costuma ser menor também, variando entre 4 e 7%.
Pilsen, Münich Helles, Bock, Schwarzbier, Vienna Lager, Pale Lager, American Standard Lager e as mais potentes como a Doppelbock e Eisbock são alguns estilos dessa família.
Separamos alguns rótulos da família Lager:
- Baden Baden Bock
- Paulaner Premium Pilsen
- Samuel Adams Boston Lager
Ale – Tipo de Cerveja
As cervejas Ales passam pelo processo de alta fermentação.
As leveduras trabalham em temperaturas entre 14ºC e 25ºC, no topo do tanque e são bem mais rápidas na transformação dos açúcares do mosto em álcool e outros elementos.
Como a liberação de ésteres durante o processo de fermentação é maior são cervejas bem mais complexas, com aromas e sabores mais ricos, além de serem mais encorpadas e com um teor alcoólico maior.
São super comuns toques frutados e condimentados, de flores e ervas nessa família de cerveja.
Alguns dos estilos das Ales são: India Pale Ale, Stout, Porter, Saison, Dubel, Quadrupel, Weizenbier e Tripel.
Alguns rótulos da família Ale:
- Eisenbahn Strong Golden Ale
- Shepherd Neame India Pale Ale
- Wäls Petroleum
Lambic – Tipo de Cerveja
É a forma mais antiga de fazer cerveja e são produzidas através de fermentação espontânea.
O mosto é colocado em grandes tanques abertos e expostos ao ambiente e a interferência de leveduras selvagens, bactérias e micro-organismos presentes no local. Depois do início da fermentação, o líquido é colocado em toneis de madeira e lá permanecem por pelo menos seis meses.
De uma complexidade extrema, as cervejas Lambic são bem diferentes, ácidas, azedas e com aromas e sabores bem característicos.
Existem alguns sub estilos como as Geuze (um blend entre Lambics nova e velha), Faro (que tem adição de açúcar), Kriek (com cerejas adicionadas durante a fermentação) e as Fruit Lambics (que podem levar desde morango até pêssego).
Alguns rótulos das cervejas selvagens:
- Fonteinen Oude Geuze Golden Blend
- Bacchus Kriekenbier
- Boon Kriek
Tipos de Cerveja: Qual o seu Favorito?
E aí? Você já teve o prazer de experimentar todas e já pode dizer para nós qual dos três tipos de cerveja é o seu favorito?
Conta aí embaixo!

Faça Parte da Maior Comunidade Cervejeira da Internet!
Receba notícias, novidades, dicas e curiosidades sobre o universo da cerveja artesanal!